Mídia - Conceitos Básicos

A Mídia é uma atividade que envolve vários processos ligados ao uso de meios de comunicação para a divulgação de uma mensagem publicitária.
Estes processos envolvem técnicas específicas e talento criativo para fazer que estes meios sejam utilizados efizcamente.

Objetivos Básicos: Selecionar e definir qual a melhor utilização dos Meios de Comunicação de Massa, no sentido de levar uma mensagem:

- ao público desejado
- no momento adequado
- nos lugares pretendidos
- na intensidade correta

Meio = TV, rádio, jornal, revista, outdoor
Veículo = Zero Hora, RBS TV, Correio do Povo

O termo mídia é usado também para nomear:

- meios de comunicação
- departamento da agência ou anunciante
- profissional do departamento de mídia
- plano apresentado

Profissional de Mídia (Áreas de Atuação)

- agências
- anunciantes
- veículos de comunicação
- novas áreas

Divisões dentro da empresa

Diretor de Mídia
Secretária
Planejador de Mídia Supervisor de Pesquisa de Mídia
Coordenador de Mídia Coordenador de Mídia
Assistente de Mídia Assistente de Mídia

Profissional de Mídia na Agência

Diretoria de Mídia -> Responsável pela estrutura do departamento. Projetos especiais e relacionamento com o mercado.

Planejador -> Responsável pela elaboração dos planos. Apresentação e negociação com os veículos. Avaliação de patrocínios e projetos especiais.

Coordenador -> Elaboração dos mapas de programação. Execução e controla das veiculações.

Assistente -> Entrega dos materiais e autorizações nos veículos publicitários.

Supervidor de Pesquisa -> Responsável pela compra das pesquisas, estudos e análises de novas tendências de mercados e levantamentos especiais.

Coordenador /Assistente -> Responsável pela análise e apresentação das informações regulares aos planejadores e coordenadores de planejamento.

Funções do Profissional de Mídia

- Contato direto entre cliente - agência - veículo
- Acompanhar a evolução do mercado
- Acompanhar as tendências da mídia
- Conhecer/acompanhar o desempenho dos produtos/serviços
- Planejar, negociar e executar as ações de mídia do cliente.

" Ser um consultor/prestador de serviços dos seus clientes na área de mídia."

Princípios Básico do Planejamento

O pensamento estratégico e tático de mídia deve partir das seguintes premissas.
- Objetivo de mktg e de comunicação estabelecidos pelo cliente anunciante
- Conhecimento dos hábitos e costumes de seus consumidores
- Utilização adequada dos meios de comunicação

Objetivos da negociação de mídia

- Rentabilizar os recursos disponíveis do anunciante, considerando:

  • Otimização da verba do cliente
  • Melhor custo benefício da mídia
  • Formas de pagamento adequadas
  • Flexibilidade Comercial
  • Espaços exclusivos ou diferenciados
  • Buscar novas alternativas de mídia

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